Select Language

DICAS TÉCNICAS
Tudo sobre velas de ignição

Escolher a vela de ignição adequada ao seu automóvel é crucial. Na secção abaixo, irá encontrar mais informações que pretendem guiá-lo na escolha do produto adequado ao seu automóvel e ajudá-lo a compreender a importância de determinadas funcionalidades tecnológicas.

Como funciona uma vela de ignição?

Os motores a gasolina possuem velas de ignição, os motores a gasóleo possuem velas de incandescência, esse é o ponto de partida. O sistema de ignição em motores a gasolina é externo: durante o ciclo de compressão, a combustão da mistura de combustível-ar comprimida é acionada por uma faísca elétrica produzida pela vela de ignição. 

A vela de ignição produz esta faísca

Criada pela alta voltagem produzida pela bobina de ignição, esta passa entre os elétrodos. Uma frente de chama espalha-se a partir da faísca e enche a câmara de combustão até a mistura ter sido queimada. O calor libertado aumenta a temperatura, criando uma rápida acumulação de pressão no cilindro e o pistão é forçado para baixo. O movimento é transferido através da biela para a cambota. Desta forma, o veículo é acionado através da embraiagem, engrenagens e eixos. 

Requisitos da Vela de Ignição

De forma a obter um funcionamento suave, potente e ecológico do motor, deve estar presente no cilindro a quantidade correta e perfeitamente equilibrada de mistura de ar/combustível e a faísca de ignição de alta energia deve passar entre os elétrodos precisamente no momento predeterminado. Para este propósito, as velas de ignição têm de satisfazer os mais elevados requisitos de desempenho: têm de fornecer uma potente faísca de ignição durante horas de condução a elevadas rotações ou em condições de pára-arranca. Mesmo a uma temperatura de -20 °C, têm de assegurar uma ignição completamente fiável. As velas de ignição de alta tecnologia fornecem uma combustão de baixa emissão e excelente eficiência de combustível. As velas de ignição Champion® são concebidas e fabricadas utilizando materiais de alta qualidade para satisfazer consistentemente estes elevados requisitos. 

Veja o interior da tecnologia: O que está dentro de uma vela de ignição?

TODAS AS VELAS DE IGNIÇÃO CHAMPION®SÃO COMPOSTAS POR CINCO COMPONENTES PRINCIPAIS 

Nas velas atuais, é incorporado um resistor de forma a eliminar a interferência de radiofrequência. 

  1. O casquilho é um sextavado metálico roscado (de aço extrudido) que veda a combustão e possibilita a instalação ou remoção da vela. Cada vela de ignição possui o seu intervalo de aquecimento específico. 
  2. O isolador evita a tensão de ignição secundária de ligação à massa noutro ponto, que não seja na folga, e desloca o calor do processo de combustão para a cabeça do cilindro (e para o sistema de arrefecimento). 
  3. O elétrodo central e o de ligação à massa posicionam a faísca na câmara de ignição. A folga é a distância entre o elétrodo central e o elétrodo de ligação à massa. É esta a distância que a faísca de ignição tem de percorrer.
  4. Por fim, o terminal liga a vela ao sistema de ignição. 

Durabilidade definida pelos componentes

O desempenho e a durabilidade de uma vela de ignição são determinados pelas características de cada uma das suas peças. É um facto. Por isso, para lhe fornecer a gama mais completa de velas de ignição, a Champion®recorre à utilização de uma variedade de componentes. A sua utilização é o resultado do desenvolvimento tecnológico e tem como função assegurar a durabilidade que as características inerentes destes componentes podem garantir. Resumindo, os diferentes elementos utilizados para construir uma vela de ignição irão, cada um à sua maneira, influenciar o ciclo de vida e o desempenho do produto. A Champion®indica as características técnicas e os componentes de todos os produtos na respetiva embalagem, para que possua todas as informações úteis de que precisa para escolher a vela de ignição adequada à sua aplicação.

HISTÓRIAS RELACIONADAS

{{lede.date | date:'dd-MMM-yyyy'}}{{lede.tags.length > 0 && lede.date ? ' | ' : ''}}{{lede.tags.join(', ')}}
carregando...