Select Language

INSTALAÇÃO E REMOÇÃO DA VELA DE IGNIÇÃO

Não tem a certeza se irá precisar de substituir uma ou várias velas de ignição? O motor não arranca rápida e fiavelmente? Esta secção é definitivamente para si.

Secção 1: Problemas ao fazer arrancar o motor? Identifique o problema

Fazer arrancar o seu automóvel demora uma eternidade? Existe fumo a sair do capot e, francamente, não cheira bem? Infelizmente, existem bastantes razões que poderão explicar o motivo desse problema. Por isso, dê uma vista de olhos abaixo e veja como poderá resolver esse problema da melhor forma, através da nossa abordagem centrada na solução. 

Tudo ligado - Como remover e instalar velas de ignição

Não é segredo nenhum o facto de os automóveis se terem tornado mais complexos com o passar dos anos. Com a utilização de computadores para o funcionamento de tudo, desde os travões com sistema antibloqueio ao controlo de cruzeiro, poderá parecer-lhe que precisa de um curso universitário só para abrir o capot. 

No entanto, ainda existem algumas reparações que os fabricantes de automóveis não retiraram ao mecânico caseiro. Trocar as velas de ignição do seu veículo, em muitos casos, é um trabalho que pode fazer na sua garagem. No entanto, lembre-se que precisa das ferramentas adequadas, tal como recomendado pelo fabricante (remova e instale as velas de ignição apenas com uma chave dinamométrica), e leia a secção abaixo com atenção. 

Antes de se atirar ao trabalho, será melhor certificar-se de que tem as velas de ignição adequadas ao seu veículo. Desde velas de ignição de irídio a velas de ignição concebidas em cobre, a Champion®tem a solução para si.

Existe uma vela de ignição Champion®para cada aplicação: 

As velas de ignição de irídio Champion® proporcionam a máxima vida útil em todos os tipos de velas. 

As velas de ignição de platina dupla Champion® possuem platina no elétrodo de ligação à massa e no central. 

As velas de ignição de platina Champion® são uma excelente escolha para atualizar veículos originalmente equipados com tecnologia de cobre/níquel. 

As velas de ignição de cobre Champion®fornecem desempenho e durabilidade fiáveis. 

Depois de selecionar as velas de ignição adequadas, chega o momento de sujar as mãos!

Remover as velas de ignição usadas

Instruções Passo a Passo

Passo 1 

Localize a vela de ignição (em algumas aplicações, a vela de ignição poderá estar escondida sob o coletor de admissão superior, a bobina de ignição ou a cobertura da bobina de ignição). Localize o cabo ligado à vela de ignição ou à bobina de ignição. Puxe o fole - o conetor na extremidade do cabo ou desligue o conetor da bobina. Certifique-se de que não puxa o cabo, pois arrisca-se a danifica-lo ou o conetor. Certifique-se de que utiliza as ferramentas específicas para remover uma bobina, quando necessário.

Passo 2 

Depois de remover o cabo ou a bobina, utilize a chave dinamométrica com ponta para vela de ignição para remover a vela de ignição. Coloque a ponta à volta da vela de ignição e rode-a para a esquerda. A vela de ignição deve ser facilmente desaparafusada.  Se tiver problemas para remover uma vela de ignição que esteja demasiado apertada, pare antes que a parta.  Poderá colocar um pouco de óleo penetrante específico, para ajudar a soltá-la. 

Passo 3 

Olhe para a vela usada: deve estar um pouco suja na extremidade. Se estiver oleosa ou branca, isto poderá revelar outros problemas que deve investigar com a ajuda de um mecânico profissional. Coloque de parte a vela de ignição usada. 

Passo 4 

Examine as roscas do motor e, se estiverem sujas, limpe-as com uma ferramenta de limpeza de roscas. 

Instalar as velas de ignição novas 

Instruções passo a passo

Passo 1 

Se necessário, defina a folga na vela de ignição nova antes de a instalar. Antigamente era necessário utilizar uma ferramenta para garantir que a folga nas velas de ignição tinha o tamanho correto. Atualmente, as velas de ignição Champion®são vendidas com a folga predefinida, eliminado a necessidade deste passo, na maioria das vezes. Deve reconfirmar se a folga está bem definida. Verifique o manual do proprietário para saber a distância da folga da vela de ignição e utilize um calibrador de folgas ou apalpa folgas para verificar a distância. 

Passo 2 

Coloque a vela de ignição manualmente na sede, rodando-a pelo menos duas voltas completas para a direita. Depois de a vela de ignição estar colocada, utilize a chave dinamométrica com a extensão e a ponta para vela de ignição para a apertar, rodando a vela para a direita. A anilha da vela deve ser pressionada contra a superfície de montagem. 

Tenha especial cuidado para não apertar demasiado a vela: poderia danificar a rosca na cabeça do motor, o que resultaria em reparações dispendiosas. Deve utilizar uma chave dinamométrica para que o binário coincida com as especificações (manual de reparação ou manutenção de equipamento original). 

Passo 3 

Substitua o fole do cabo da vela de ignição ou bobina de ignição e o conetor da cablagem. É importante que oiça o clique produzido pelo fole plástico a ser colocado no seu lugar e note que um fole de borracha poderá necessitar de um revestimento de lubrificante dielétrico no interior, para uma fácil remoção futura. 

Passo 4 

Repita o processo de remoção e instalação para cada vela de ignição. E é tudo! Deu um novo alento ao seu automóvel, com um conjunto de velas de ignição novas. Se em algum momento se deparar com problemas ou tiver alguma questão, consulte o seu mecânico. 

Os conteúdos deste artigo destinam-se apenas a propósitos informativos e não devem ser utilizados como uma alternativa à obtenção de aconselhamento profissional por um técnico certificado. Encorajamos a consulta de um técnico certificado caso tenha perguntas ou dúvidas específicas relativamente a qualquer um dos tópicos aqui abrangidos.

ATENÇÃO

  • Certifique-se de que o motor do automóvel está frio antes de começar. As velas de ignição ficam muito quentes – remova apenas as velas de ignição quando o motor estiver frio ao toque. Poderá demorar algumas horas para que um motor arrefeça. 
  • Verifique o manual do proprietário do seu automóvel para saber a localização das velas de ignição no compartimento do motor. 
  • Certifique-se de que tem as velas de ignição Champion®adequadas ao seu veículo. Consulte o manual do proprietário ou use o catálogo de referências na loja de peças para automóveis para obter a referência correta. 
  • Troque as velas de ignição uma de cada vez – as velas de ignição disparam numa ordem específica e ligar um cabo à vela errada pode danificar o motor.  Se vai remover todas as velas de ignição de uma só vez, identifique cada um dos cabos com um marcador e fita adesiva. 
  • Antes de começar o trabalho, limpe a área da vela de ignição com ar comprimido. Isto evita que entre sujidade na área do cilindro. A sujidade pode causar muitos danos se entrar num cilindro. 

TEMPO DE INSTALAÇÃO

  • 60 minutos para um motor de quatro cilindros. No entanto, o tempo pode variar dependendo da dificuldade em alcançar as velas de ignição do seu veículo.

FERRAMENTAS NECESSÁRIAS

  • Chave dinamométrica
  • Extensão para chave dinamométrica
  • Ponta para vela de ignição
carregando...

Peças Relacionadas

A Champion® oferece uma ampla variedade de produtos para todas as suas necessidades automobilísticas.
Veja-as já!