Select Language

Instalação e remoção da vela de incandescência

Passos para a instalação de velas de incandescência padrão e de velas de incandescência com sensor de pressão integrado

Os automóveis podem ter-se tornado mais complexos ao longo dos anos, mas, mesmo assim, trocar as velas de incandescência do seu veículo é um trabalho que, na maioria dos casos, pode fazer por si próprio. 

No entanto, antes de se atirar ao trabalho, será melhor certificar-se de que tem uma chave dinamométrica manual e as velas de incandescência adequadas ao seu veículo. Desde velas de incandescência com sensor de pressão integrada a velas de incandescência padrão, a Champion®tem a solução para si.

E as nossas diferentes velas de incandescência têm diferentes passos de instalação a seguir. Veja abaixo os nossos procedimentos de instalação específicos.

  • A Secção 1 abrange todas as velas de incandescência padrão. Estas são as velas de incandescência padrão, de cerâmica e de sistema de arranque instantâneo.
  • A Secção 2 abrange os passos a seguir na instalação de velas de incandescência com sensor de pressão integrado.

Agora sabe exatamente o que consultar.

Mas, antes de começar, apresentamos-lhe informações importantes que deve considerar: Ao substituir velas de incandescência: Cumpra os binários!

Secção 1: Instruções para velas de incandescência (padrão, de cerâmica e de sistema de arranque instantâneo)

Remover as velas de incandescência usadas

Abriu o capot, conseguiu avançar e desimpediu o caminho até à vela de incandescência. Agora está na hora de controlar o binário. Aqui está o nosso guia passo a passo para remover a vela:

Primeiro: Remova e coloque as velas de incandescência apenas com uma chave dinamométrica manual.

O que devo fazer quando é atingido o binário de aperto?

Nunca deverá continuar a rodar – a vela de incandescência poderá partir-se. Em vez disso, proceda de acordo com o programa de 3 pontos: "Desapertar ligeiramente – Aquecer – Desaparafusar": 

1. Desapertar ligeiramente: Aplique uma quantidade generosa de óleo sintético na rosca da vela de incandescência e deixe atuar, se possível durante a noite ou durante um período de tempo ainda mais longo. 

2. Aquecer: Coloque o motor em funcionamento até aquecer ou utilize um cabo em separado para fornecer corrente às velas de incandescência funcionais durante 4-5 minutos (apenas possível no caso de velas de incandescência com uma tensão de funcionamento de 11 a 12 V) - a vela de incandescência aquecerá e queimará sem impedimentos. 

3. Desaparafusar: Em seguida, tente desaparafusá-la uma vez mais e retire cuidadosamente a vela de incandescência para fora da cabeça do cilindro com uma ferramenta adequada. (Não ultrapasse o binário de desaperto máximo. Pare sempre antes de atingir o binário de aperto, se necessário, tente novamente, aquecendo.) 

Após a remoção das velas de incandescência usadas, limpe sempre a rosca, o encaixe cónico e o canal da vela de incandescência na cabeça do cilindro com ferramentas adequadas.

Instalar as velas de incandescência novas 

Binário de Aperto 

Ao aparafusar as velas de incandescência novas, deve ser cumprido sempre o binário de aperto indicado pelo fabricante do veículo e realizado com o escareador adequado.

Nota:
O binário de aperto da porca de ligação também deve ser seguido no caso de velas de incandescência com ligação aparafusada. Para obter as indicações específicas deste produto, consulte as indicações apresentadas na embalagem da vela de incandescência Champion®.

Principalmente após cozedura (coqueificação), entre a sonda de incandescência e a cabeça do cilindro, o orifício da cabeça do cilindro fica frequentemente sujo devido a resíduos de partículas de incandescência ou sujidade. Essa coqueificação pode ser removida de forma fácil e segura das cabeças dos cilindros com roscas de 10 mm. 

 

Secção 2: Instruções para vela de incandescência com sensor de pressão integrado

Remover a vela de incandescência com sensor de pressão integrado

No caso de mudança das velas, é necessário um cuidado especial para evitar danos no sensor altamente sensível e para garantir a total funcionalidade: 

Cuidado:
Uma queda de apenas 2 cm de altura pode danificar o sensor de pressão integrado.

Apenas retire o conetor manualmente para evitar o risco de danos na vela.

Instalação e remoção apenas com a ferramenta personalizada adequada. Empurre a ferramenta para a vela de incandescência com sensor de pressão integrado para que a cabeça sextavada da vela de incandescência seja completamente coberta; tenha atenção ao binário.

Retire a tampa de proteção só depois de instalar a vela de incandescência. 

A abordagem correta para a remoção: 

1. Retire a capa do motor e os outros componentes que impedem o acesso às velas de incandescência.

2. Desligue manualmente o conetor elétrico em cada vela de incandescência. Importante: ao desapertar o conetor, faça-o manualmente e não utilize ferramentas como alicates ou algo semelhante.

3. Para garantir que nenhum corpo estranho entra nas câmaras de combustão, limpe a área à volta da vela de incandescência em questão.

4. Se o sistema de combustível tiver sido aberto, preste igualmente atenção à limpeza e, se possível, vede os cabos com uma tampa.

5. É importante utilizar exclusivamente a ponta apropriada para desapertar a vela de incandescência com sensor de pressão integrado; isto evita danos no bloco do conetor.

6. Importante: Cobertura completa da cabeça sextavada da vela. Utilize uma chave dinamométrica e tenha atenção ao binário permitido para desapertar.

7. Remova a vela de incandescência.

 

Mais dicas para uma instalação fácil da vela de incandescência

 

8. Antes de instalar, revista a rosca e o veio da vela nova com o lubrificante de instalação da vela de incandescência para evitar que, mais tarde, fiquem "solidificados".

9. Primeiro, limpe o canal da vela de incandescência e a rosca na cabeça do cilindro para remover o óleo e os produtos de combustão.  Depois, aparafuse manualmente a vela de incandescência. Importante: Certifique-se de que não entra nenhuma sujidade na câmara de combustão.                                                                                                                                                        

10. Em seguida, aperte-a com uma chave dinamométrica (tenha atenção ao binário de instalação!) equipada com uma ponta apropriada. Importante: Cobertura completa da cabeça sextavada da vela de incandescência com sensor de pressão integrado. Agora remova (e nunca antes deste momento!) a tampa protetora da vela para evitar danos no conetor e no conetor de contacto.

11. Empurre o feixe de cabos até encaixar na vela de incandescência com sensor de pressão integrado.

12. Coloque a capa do motor e todas as outras peças anteriormente desmontadas.

13. No final, verifique a memória da unidade de controlo do motor para ver se existem entradas de códigos de erro e apague-as.

 

Os conteúdos deste artigo destinam-se apenas a propósitos informativos e não devem ser utilizados como uma alternativa à obtenção de aconselhamento profissional por um técnico certificado. Encorajamos a consulta de um técnico certificado caso tenha perguntas ou dúvidas específicas relativamente a qualquer um dos tópicos aqui abrangidos.

HISTÓRIAS RELACIONADAS

carregando...