Select Language

Remover e instalar uma unidade de controlo de vela de incandescência

Todos sabemos o quão essenciais são as velas de incandescência para o arranque do seu automóvel a gasóleo, especialmente em manhãs frias. Mas não se esqueça de prestar atenção à unidade de controlo da vela de incandescência. Porquê? Bem, quão eficientes serão as velas de incandescência se a unidade de controlo da vela de incandescência não estiver a funcionar? Portanto, se suspeitar que a unidade de controlo da vela de incandescência não está a funcionar como devia, será boa ideia trocá-la.

Antes de abordarmos a forma de remover e instalar uma unidade de controlo de vela de incandescência nova, apresentamos-lhe uma rápida atualização sobre o funcionamento desta. É responsável por determinar o momento de fornecimento, a duração e a corrente elétrica que as velas de incandescência necessitam. Estas informações são enviadas do microcontrolador, na unidade de controlo da vela de incandescência, para as velas de incandescência através do interruptor inteligente. Assim, quando ligar o seu automóvel a gasóleo, o controlador da vela de incandescência analisa quanta potência as velas de incandescência necessitam, durante quanto tempo e quando, antes de enviar a potência necessária às velas de incandescência. A corrente elétrica aquece as velas de incandescência até 1300 °C, para permitir a combustão eficiente da mistura comprimida de ar e combustível. Se tudo estiver a funcionar, o motor arranca.

Atualmente, uma vela de incandescência não é responsável apenas pelo arranque de um motor a gasóleo. Também fica ligada durante algum tempo depois de o motor arrancar, para melhorar a suavidade e o som do motor e o desempenho do escape.

Possíveis sintomas de uma unidade de controlo da vela de incandescência ou relé da vela de incandescência defeituosos incluem: as velas de incandescência não são alimentadas, as velas de incandescência não ficam ligadas ou o relé da vela de incandescência emite estalidos rápidos.

 

Como remover e instalar uma unidade de controlo da vela de incandescência 

  1. Desligue completamente o motor e retire a chave. Em alguns automóveis poderá ter de esperar 10 a 15 minutos com as portas abertas para desligar completamente o sistema eletrónico.
  2. Retire o cabo negativo da bateria, se tal não contrariar as recomendações presentes no manual do proprietário. Alguns fabricantes de automóveis não recomendam que a bateria seja desligada.
  3. Localize a unidade de controlo da vela de incandescência. Remova o filtro de ar e coloque um pano limpo sobre a entrada.
  4. Retire o conetor e os parafusos e depois desligue os cabos que vão até ao feixe de cabos da vela de incandescência. A unidade de controlo da vela de incandescência pode ser agora retirada.
  5. Se estiver apenas a substituir o relé da vela de incandescência, remova os cabos restantes (depois de marcar os terminais aos quais pertencem). De seguida, substitua o relé usado por um novo, reconfirmando se todos os cabos estão devidamente ligados.
  6. Se estiver a substituir um controlador completo, instale-o da maneira inversa à forma como o antigo foi retirado.

Dicas e truques úteis

Em reparações como esta, em que não tem a certeza se consegue resolver o problema simplesmente ao trocar uma pequena peça ou se irá precisar de trocar várias peças, talvez considere ser mais fácil comprar mais peças do que aquelas que acha que vai precisar. Assim saberá que tem à disposição tudo o que possa vir a precisar, pelo que não terá de parar a meio do trabalho devido a uma peça em falta. E, normalmente, pode devolver as peças que não precisar, desde que guarde o recibo e as peças estejam na embalagem, limpa e intacta.

Também é boa ideia ter um diagrama claro do controlador da vela de incandescência e do relé para consultar durante a reparação. Confirme e reconfirme se todos os cabos estão instalados corretamente, pois uma instalação incorreta pode danificar a unidade de controlo da vela de incandescência.

 

Os conteúdos deste artigo destinam-se apenas a propósitos informativos e de entretenimento e não devem ser utilizados como uma alternativa à obtenção de aconselhamento profissional por um técnico ou mecânico certificado. Encorajamos a consulta de um mecânico ou técnico certificado caso tenha perguntas ou dúvidas específicas relativamente a qualquer um dos tópicos aqui abrangidos. Em nenhuma circunstância seremos responsáveis por qualquer perda ou dano resultantes da sua confiança em quaisquer conteúdos.

Compartilhar
Histórias Relacionadas
carregando...