Select Language

Instalação do Filtro de Ar do Motor

Limpar o Ar - Como Instalar um Filtro de Ar do Motor

Pode não estar preparado para realizar trabalhos de manutenção automóvel, como mudar o óleo ou substituir velas de ignição, mas trocar o filtro de ar do motor do seu veículo é um trabalho fácil que consegue fazer. Efetuar este trabalho pessoalmente pode resultar em grandes poupanças. Um mecânico pode cobrar até 30€ pela peça, mais as horas de trabalho para trocar um filtro de ar.

O filtro de ar do motor do seu veículo garante a entrada de ar limpo no motor. O ar limpo é essencial para que o seu veículo funcione de forma eficiente. Sem um filtro de ar, o sistema de admissão de ar ficará cheio de insetos, folhas, sujidade e outros detritos e o motor sofrerá danos. Quando o filtro de ar do motor fica sujo, impede que a quantidade adequada de ar limpo chegue ao motor, o que pode dar origem a inúmeros problemas no seu veículo.

Se o seu automóvel tiver o filtro de ar sujo, poderá notar um fraco desempenho do motor ou falta de potência, um menor rendimento do combustível por quilómetro ou a luz de verificação do motor pode acender. Quando notar algum destes sintomas, a primeira opção da lista de resolução de problemas deverá ser verificar o filtro de ar do motor. É boa ideia verificar o filtro de ar a cada mudança de óleo. Deve trocar o filtro de ar do motor anualmente, ou a cada 12 000 milhas ou 20 000 km. Se vive numa zona poeirenta, deve trocar o filtro de ar do motor mais frequentemente.

Manter o filtro de ar limpo mantém o motor livre de sujidade. Em resumo, um filtro de ar limpo é a primeira linha de defesa do motor para se manter sem sujidade e para funcionar adequadamente. Substituir o filtro de ar com um filtro de ar Champion® de alta qualidade garante o máximo desempenho do motor. Com uma abrangência de 92% do mercado automóvel da UE, certamente encontrará um filtro de ar Champion® para o seu veículo.

Instruções Passo a Passo

PASSO 1

Abra o capot do automóvel e encontre a carcaça do filtro de ar do motor. É uma caixa de plástico preta que se encontra na zona superior ou na lateral do motor. Verá um tubo largo a sair da lateral da mesma.

PASSO 2

Abra a carcaça do filtro de ar e retire o filtro de ar usado (tenha cuidado ao remover a tampa da carcaça, visto que podem existir feixes de cabos e componentes elétricos fixos à mesma). A carcaça do filtro de ar pode ser apertada com parafusos, molas, grampos ou porcas de orelhas. Observe que tipo de elementos de fixação é utilizado e selecione a ferramenta adequada para os remover. Para abrir a carcaça do filtro de ar basta remover os elementos de fixação, remover a parte de cima da carcaça do filtro de ar e retirar o filtro de ar. Remova qualquer sujidade ou detritos que se encontrem na carcaça, eliminando-os com um pano.

PASSO 3

Inspecione o filtro de ar do motor usado para se certificar de que está sujo e precisa de ser trocado. Veja o interior das pregas. Se vir muita sujidade, está na hora de trocar o filtro de ar. Também pode bater no filtro e se cair sujidade, o filtro de ar já não está nas melhores condições e precisa de ser substituído.

PASSO 4

Coloque o novo filtro de ar do motor no compartimento do filtro. Insira-o com o rebordo de borracha voltado para cima. Certifique-se de que está corretamente assente.

PASSO 5

Volte a colocar a parte de cima da carcaça e volte a colocar os elementos de fixação. Já está! Substituiu o filtro de ar e poupou muito dinheiro efetuando o trabalho por si próprio.

ATENÇÃO

  • Certifique-se de que o motor do automóvel está frio antes de começar.
  • Certifique-se de que tem o filtro de ar do motor Champion®correto para o veículo.
  • Consulte o manual do proprietário ou use o catálogo de referências na loja de peças para automóveis para obter a referência correta.

TEMPO DE INSTALAÇÃO

  • 15 minutos

FERRAMENTAS NECESSÁRIAS

  • As ferramentas necessárias variam de automóvel para automóvel, dependendo de como a carcaça do filtro de ar é apertada. Poderá necessitar de uma chave de fendas, de uma chave de parafusos Philips, de um alicate ou de outra ferramenta. Localize a carcaça do filtro de ar do motor e veja como está apertada, de modo a obter as ferramentas adequadas.
Guias de Instalação Relacionados
{{lede.date | date:'dd-MMM-yyyy'}}{{lede.tags.length > 0 && lede.date ? ' | ' : ''}}{{lede.tags.join(', ')}}
carregando...