Select Language

Instalação do Filtro de Ar do Habitáculo

Respirar Facilmente – Como Instalar um Filtro de Ar do Habitáculo

O interior do seu veículo começou a cheirar a mofo? Não tem a certeza de onde vem o cheiro, mas algo tem de ser feito, visto que ninguém quer viajar consigo? A solução do problema pode ser tão fácil quanto trocar o filtro de ar do habitáculo do seu veículo.

Filtro de ar do habitáculo? Interroga-se sobre o que é isso? A maioria das pessoas sabem que o motor tem um filtro de ar que evita a entrada de sujidade e detritos no motor. Sabia que o sistema AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) do seu automóvel tem um filtro de ar do habitáculo? O filtro de ar do motor do seu veículo garante a entrada de ar limpo no motor.

O ar limpo é essencial para que o seu veículo funcione de forma eficiente. Um filtro de ar do habitáculo desempenha a mesma função para o sistema AVAC do veículo. Evita a entrada de sujidade, poeiras, pólen e bactérias no sistema de ventilação do seu automóvel. Um filtro de ar do habitáculo também evita que folhas, insetos e outros detritos entrem no sistema AVAC.  Mantém o ar no interior do seu veículo limpo o que significa que você e os seus passageiros podem respirar facilmente.

Deve trocar o filtro de ar do habitáculo anualmente, ou a cada 12 000 milhas ou 20 000 km. Se conduzir em zonas extremamente poluídas ou circular em estradas de terra, considere trocar o filtro de ar do habitáculo a cada 5000 milhas ou 10 000 km. Se sofre de alergias, poderá considerar trocar o filtro de ar do habitáculo mais frequentemente para garantir a qualidade do ar.

Substituir o filtro de ar do habitáculo com um filtro de ar do habitáculo Champion® de alta qualidade é a melhor opção para o seu veículo. Este remove 98% dos contaminantes do ar, tais como pólen, poeiras e sujidade das estradas. Concebido para um encaixe e desempenho ideais, a elaboração otimizada das pregas de um filtro Champion® inclui meios de carvão reforçado para o máximo controlo de odores.

Trocar o filtro de ar do habitáculo de um veículo é um trabalho fácil que praticamente qualquer pessoa consegue realizar. A Champion® torna o trabalho extremamente fácil para si, disponibilizando-lhe assistência alargada:

OPÇÃO 1

Pode ler abaixo, para aprender como substituir o filtro de ar do habitáculo, passo a passo. 

OPÇÃO 2

Pode consultar o website específico www.championfilter.com para saber que produto é a melhor opção para o seu automóvel e visualizar um dos nossos vídeos de instalação.

OPÇÃO 3

Pode voltar ao website www.championfilter.com para consultar o código QR da embalagem e ser reencaminhado para o vídeo de instalação adequado.

Instruções Passo a Passo

PASSO 1

Encontre o filtro de ar do habitáculo do seu automóvel. A localização do filtro de ar do habitáculo pode variar de veículo para veículo e a respetiva localização exata é indicada na embalagem do filtro Champion®. Em alguns automóveis está localizado sob o capot, enquanto noutros encontra-se por trás do porta-luvas ou por baixo do tablier. O manual do proprietário do seu veículo também lhe indicará onde o mesmo se encontra. Em caso de dúvida, pode pedir a um mecânico ou a outro profissional de confiança para lhe mostrar onde se encontra.

PASSO 2

Após ter localizado a carcaça do filtro de ar do habitáculo, retire o filtro de ar do habitáculo usado. Remova os grampos, parafusos ou porcas de orelhas que mantêm a carcaça no lugar. Retire a tampa e, em seguida, remova o filtro. Observe o filtro para ver se precisa de ser substituído ou se estará bom para mais algumas viagens. Se estiver muito sujo, está na hora de o substituir.

PASSO 3

Limpe o compartimento da carcaça. Antes de instalar o novo filtro de ar do habitáculo, vale a pena despender algum tempo a limpar o compartimento da carcaça e a conduta de admissão de ar. Utilize um aspirador para limpar qualquer sujidade e detritos. Pegue num pano e limpe o interior da câmara do filtro de ar para eliminar qualquer sujidade.

PASSO 4

Coloque o novo filtro de ar do habitáculo. Coloque simplesmente o filtro de ar do habitáculo no mesmo sítio em que estava o filtro usado (NOTA: certifique-se de que instala o filtro com o sentido correto do fluxo de ar).

PASSO 5

Volte a colocar a tampa da carcaça, voltando a colocar quaisquer parafusos ou grampos que tenha retirado. Se teve de remover o porta-luvas ou o tablier para chegar ao filtro de ar do habitáculo, volte a colocá-lo no lugar, invertendo os passos que efetuou para o remover. E é tudo! Juntamente com os seus passageiros, irá respirar ar limpo e sentir-se bem sabendo que poupou dinheiro, não tendo sido um concessionário ou um mecânico a mudá-lo por si.

ATENÇÃO

  • Certifique-se de que o motor do automóvel está frio antes de começar.
  • Certifique-se de que tem o filtro de ar do habitáculo Champion®certo para o automóvel. Leia o manual do proprietário ou use o catálogo de referências na loja de peças para automóveis para obter a referência correta.
  • Se a carcaça tiver abas, não as pressione com demasiada força, visto que podem partir facilmente.

TEMPO DE INSTALAÇÃO

  • 15 minutos

FERRAMENTAS NECESSÁRIAS

  • Chave de parafusos ou outra ferramenta, dependendo de como a carcaça do filtro está apertada. Descubra a localização da carcaça do filtro de ar do habitáculo e veja como está apertada, de modo a obter as ferramentas adequadas.
  • Pano
  • Aspirador
Guias de Instalação Relacionados
carregando...