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brake pads

Desgaste irregularsulcosno disco

unequal-wear-disc-scoring
  • Aspeto. Padrão de desgaste irregular na pastilha.
  • Qual a causa? Contato incompleto entre o disco e a pastilha de travão. Sulcos no disco devido a poeiras ou desgaste excessivo. Novas pastilhas instaladas num disco gasto também poderão provocar esta situação.
  • Qual o efeito? Fraca eficácia de travagem. Chiar e trepidar.
  • Qual a solução? Substitua as pastilhas e os discos de travão.

Desgaste irregularbordode desgaste

pads-unequal-wear-lip
  • Aspeto. Desgaste irregular na superfície da pastilha.
  • Qual a causa? Um "bordo de desgaste" ou um disco de travão gasto de forma irregular irá causar este padrão de desgaste na pastilha de travão.
  • Qual o efeito? Desgaste prematuro da pastilha. Chiar e trepidar.
  • Qual a solução? Substitua as pastilhas e os discos de travão.

Instalação incorreta da pastilha

Tipo de pinça assimétrica Bendix IV

pad-fitting-incorrect
  • Aspeto. Pastilhas danificadas.
  • Qual a causa? Estas pastilhas assimétricas não são idênticas entre si no conjunto e necessitam de ser instaladas no lado interior ou exterior da pinça. Quando instaladas incorretame, as pastilhas ficarão danificadas.
  • Qual o efeito? Pastilhas danificadas. Desempenho reduzido do travão.
  • Qual a solução? Substitua o conjunto da pastilha de acordo com as instruções do fabricante, conforme o diagrama inserido.

Danos no suporte metálico

pads-damaged-backplate
  • Aspeto. Suporte danificado.
  • Qual a causa? Montagem incorreta ou força excessiva utilizada durante a instalação.
  • Qual o efeito? Eficácia de travagem. Desgaste irregular da pastilha. Ruído e trepidação.
  • Qual a solução? Substitua o conjunto da pastilha de travão.

Pastilhas cónicas

tapered-pads
  • Aspeto. Desgaste irregular ou pastilhas cónicas.
  • Qual a causa? A pinça fica distorcida e as corrediças da pinça ficam presas. Folga excessiva da pinça.
  • Qual o efeito? Desgaste prematuro da pastilha e ruído ao travar. Pressão de travagem irregular.
  • Qual a solução? Substitua o conjunto da pastilha e efetue a manutenção da pinça. Nota: Alguns veículos utilizam pastilhas que possuem um design cónico. Consulte a aplicação do veículo para determinar se estas se encontram fora do grau normal de conicidade.

Desgaste irregular num conjunto

pads-unequal-wear-within-a-set
  • Aspeto. Uma ou mais pastilhas de travão estão excessivamente gastas dentro de um conjunto de eixo.
  • Qual a causa? O pistão ou as cavilhas da guia da pinça estão presos.
  • Qual o efeito? O travão empurra para um lado. Desgaste irregular e excessivamente rápido da pastilha.
  • Qual a solução? Efetue a manutenção de todos os pistões e corrediças da pinça. Substitua as pastilhas e os discos, se necessário.

 

Contaminação das pastilhas

pads-contaminated-pad
  • Aspeto. O material de fricção encontra-se contaminado com óleo, massa lubrificante ou fluido do travão.
  • Qual a causa? Derrame durante a manutenção ou fluido que saiu da pinça.
  • Qual o efeito? O veículo dirige-se para um lado ao travar. Redução do desempenho de travagem.
  • Qual a solução? Identifique e repare a causa da contaminação. Substitua o conjunto da pastilha de travão.

Vidragem

pads-glazing
  • Aspeto. O material de fricção da pastilha de travão está vidrado.
  • Qual a causa? Temperatura da pastilha intermitente elevada em curtos períodos de tempo. Travagem excessivamente dura durante o período de rodagem.
  • Qual o efeito? Reduções temporárias no desempenho do travão.
  • Qual a solução? Se for evidente uma vidragem ligeira, não é necessário qualquer ação. Se for evidente uma vidragem intensa, substitua o conjunto da pastilha de travão. Verifique a condição do disco.

 

Pastilhas gastas

worn-out-pads
  • Aspeto. O material de fricção está completamente gasto.
  • Qual a causa? Não tem havido uma verificação regular do desgaste da pastilha ou uma manutenção adequada do travão.
  • Qual o efeito? O veículo dirige-se para um lado ao travar. Danos no disco. Chiar agudo e outros ruídos do travão.
  • Qual a solução? Verifique o disco quanto a danos. Substitua o conjunto da pastilha e do disco se este se encontrar danificado.

Pastilhas com fissuras

cracked-pads
  • Aspeto. Pequenas fendas no centro da pastilha.
  • Qual a causa? As fendas indicam que a pinça está presa. O pistão dobra o suporte causando o movimento do mesmo, provocando fissuras no material de fricção.
  • Qual o efeito? Ruído excessivo durante a travagem. Desgaste irregular da pastilha. O veículo dirige-se para um lado ao travar. Sobreaquecimento num lado do veículo.
  • Qual a solução? Efetue a manutenção da pinça. Substitua o conjunto da pastilha de travão.

Desagregação da extremidade

pads-side-crumbling
  • Aspeto. Padrão de desgaste irregular na pastilha.
  • Qual a causa? A pastilha de travão está presa dentro da pinça fazendo com que a pastilha de travão permaneça em contacto com o disco provocando excesso de temperatura da pastilha.
  • Qual o efeito? A superfície da pastilha poderá ficar vidrada reduzindo o desempenho do travão.
  • Qual a solução? Investigue porque motivo a pinça fica presa. Efetue a manutenção da pinça. Substitua o conjunto das pastilha de travão.

Desnaturação

pads-denaturing
  • Aspeto. Material de fricção parcialmente carbonizado ou queimado (irá apresentar extremidades exteriores esbranquiçadas).
  • Qual a causa? Temperatura da pastilha excessiva e prolongada devido à utilização intensa ou arrastamento da pastilha de travão no disco.
  • Qual o efeito? Redução na eficácia inicial do travão. Deterioração excessiva ou desgaste anormal do material. O material fica frágil, lascado e com fendas.
  • Qual a solução? Investigue a causa do sobreaquecimento da pastilha de travão. Se os danos não forem excessivos, as pastilhas serão eficazes em utilizações normais. Se os danos forem extensos, substitua o conjunto da pastilha de travão.

Pastilhas enferrujadas

rust-on-pads
  • Aspeto. Ferrugem entre o material de fricção e o suporte.
  • Qual a causa? Pastilha de travão presa no suporte da pinça quando a travagem movimenta o suporte de apoio, provoca fissuras no material de fricção. A corrosão piora esta situação separando o material de fricção e a placa de apoio.
  • Qual o efeito? Ruído e sensação de pedal macio. Uma vez separado o material, os travões não irão funcionar.
  • Qual a solução? Substitua o conjunto da pastilha de travão. Limpe e efetue a manutenção da pinça para garantir que a pastilha encaixa livremente na pinça durante a instalação.

Incorporação de partículas metálicas

pads-metal-pick-up
  • Aspeto. Resíduos metálicos (ou metal impregnado) na superfície de fricção.
  • Qual a causa? Durante a travagem normal ocorre a ruptura de pequenas partículas da superfície do disco. Estas são tipicamente queimadas pelo calor intenso transformando-se em poeiras. Em condições húmidas extremas, estas são extintas, arrefecidas rapidamente para material sólido, e aderem à superfície da pastilha de travão.
  • Qual o efeito? Isto não tem normalmente qualquer efeito prejudicial no desempenho da travagem, contudo, em casos extremos, pode causar danos no disco ou chiadeira no travão.
  • Qual a solução? Em casos extremos, substituta os discos e as pastilhas.

Desgaste irregularsulcosno disco

unequal-wear-disc-scoring
  • Aspeto. Padrão de desgaste irregular na pastilha.
  • Qual a causa? Contato incompleto entre o disco e a pastilha de travão. Sulcos no disco devido a poeiras ou desgaste excessivo. Novas pastilhas instaladas num disco gasto também poderão provocar esta situação.
  • Qual o efeito? Fraca eficácia de travagem. Chiar e trepidar.
  • Qual a solução? Substitua as pastilhas e os discos de travão.

Desgaste irregularbordode desgaste

pads-unequal-wear-lip
  • Aspeto. Desgaste irregular na superfície da pastilha.
  • Qual a causa? Um "bordo de desgaste" ou um disco de travão gasto de forma irregular irá causar este padrão de desgaste na pastilha de travão.
  • Qual o efeito? Desgaste prematuro da pastilha. Chiar e trepidar.
  • Qual a solução? Substitua as pastilhas e os discos de travão.

Instalação incorreta da pastilha

Tipo de pinça assimétrica Bendix IV

pad-fitting-incorrect
  • Aspeto. Pastilhas danificadas.
  • Qual a causa? Estas pastilhas assimétricas não são idênticas entre si no conjunto e necessitam de ser instaladas no lado interior ou exterior da pinça. Quando instaladas incorretame, as pastilhas ficarão danificadas.
  • Qual o efeito? Pastilhas danificadas. Desempenho reduzido do travão.
  • Qual a solução? Substitua o conjunto da pastilha de acordo com as instruções do fabricante, conforme o diagrama inserido.

Danos no suporte metálico

pads-damaged-backplate
  • Aspeto. Suporte danificado.
  • Qual a causa? Montagem incorreta ou força excessiva utilizada durante a instalação.
  • Qual o efeito? Eficácia de travagem. Desgaste irregular da pastilha. Ruído e trepidação.
  • Qual a solução? Substitua o conjunto da pastilha de travão.

Pastilhas cónicas

tapered-pads
  • Aspeto. Desgaste irregular ou pastilhas cónicas.
  • Qual a causa? A pinça fica distorcida e as corrediças da pinça ficam presas. Folga excessiva da pinça.
  • Qual o efeito? Desgaste prematuro da pastilha e ruído ao travar. Pressão de travagem irregular.
  • Qual a solução? Substitua o conjunto da pastilha e efetue a manutenção da pinça. Nota: Alguns veículos utilizam pastilhas que possuem um design cónico. Consulte a aplicação do veículo para determinar se estas se encontram fora do grau normal de conicidade.

Desgaste irregular num conjunto

pads-unequal-wear-within-a-set
  • Aspeto. Uma ou mais pastilhas de travão estão excessivamente gastas dentro de um conjunto de eixo.
  • Qual a causa? O pistão ou as cavilhas da guia da pinça estão presos.
  • Qual o efeito? O travão empurra para um lado. Desgaste irregular e excessivamente rápido da pastilha.
  • Qual a solução? Efetue a manutenção de todos os pistões e corrediças da pinça. Substitua as pastilhas e os discos, se necessário.

 

Contaminação das pastilhas

pads-contaminated-pad
  • Aspeto. O material de fricção encontra-se contaminado com óleo, massa lubrificante ou fluido do travão.
  • Qual a causa? Derrame durante a manutenção ou fluido que saiu da pinça.
  • Qual o efeito? O veículo dirige-se para um lado ao travar. Redução do desempenho de travagem.
  • Qual a solução? Identifique e repare a causa da contaminação. Substitua o conjunto da pastilha de travão.

Vidragem

pads-glazing
  • Aspeto. O material de fricção da pastilha de travão está vidrado.
  • Qual a causa? Temperatura da pastilha intermitente elevada em curtos períodos de tempo. Travagem excessivamente dura durante o período de rodagem.
  • Qual o efeito? Reduções temporárias no desempenho do travão.
  • Qual a solução? Se for evidente uma vidragem ligeira, não é necessário qualquer ação. Se for evidente uma vidragem intensa, substitua o conjunto da pastilha de travão. Verifique a condição do disco.

 

Pastilhas gastas

worn-out-pads
  • Aspeto. O material de fricção está completamente gasto.
  • Qual a causa? Não tem havido uma verificação regular do desgaste da pastilha ou uma manutenção adequada do travão.
  • Qual o efeito? O veículo dirige-se para um lado ao travar. Danos no disco. Chiar agudo e outros ruídos do travão.
  • Qual a solução? Verifique o disco quanto a danos. Substitua o conjunto da pastilha e do disco se este se encontrar danificado.

Pastilhas com fissuras

cracked-pads
  • Aspeto. Pequenas fendas no centro da pastilha.
  • Qual a causa? As fendas indicam que a pinça está presa. O pistão dobra o suporte causando o movimento do mesmo, provocando fissuras no material de fricção.
  • Qual o efeito? Ruído excessivo durante a travagem. Desgaste irregular da pastilha. O veículo dirige-se para um lado ao travar. Sobreaquecimento num lado do veículo.
  • Qual a solução? Efetue a manutenção da pinça. Substitua o conjunto da pastilha de travão.

Desagregação da extremidade

pads-side-crumbling
  • Aspeto. Padrão de desgaste irregular na pastilha.
  • Qual a causa? A pastilha de travão está presa dentro da pinça fazendo com que a pastilha de travão permaneça em contacto com o disco provocando excesso de temperatura da pastilha.
  • Qual o efeito? A superfície da pastilha poderá ficar vidrada reduzindo o desempenho do travão.
  • Qual a solução? Investigue porque motivo a pinça fica presa. Efetue a manutenção da pinça. Substitua o conjunto das pastilha de travão.

Desnaturação

pads-denaturing
  • Aspeto. Material de fricção parcialmente carbonizado ou queimado (irá apresentar extremidades exteriores esbranquiçadas).
  • Qual a causa? Temperatura da pastilha excessiva e prolongada devido à utilização intensa ou arrastamento da pastilha de travão no disco.
  • Qual o efeito? Redução na eficácia inicial do travão. Deterioração excessiva ou desgaste anormal do material. O material fica frágil, lascado e com fendas.
  • Qual a solução? Investigue a causa do sobreaquecimento da pastilha de travão. Se os danos não forem excessivos, as pastilhas serão eficazes em utilizações normais. Se os danos forem extensos, substitua o conjunto da pastilha de travão.

Pastilhas enferrujadas

rust-on-pads
  • Aspeto. Ferrugem entre o material de fricção e o suporte.
  • Qual a causa? Pastilha de travão presa no suporte da pinça quando a travagem movimenta o suporte de apoio, provoca fissuras no material de fricção. A corrosão piora esta situação separando o material de fricção e a placa de apoio.
  • Qual o efeito? Ruído e sensação de pedal macio. Uma vez separado o material, os travões não irão funcionar.
  • Qual a solução? Substitua o conjunto da pastilha de travão. Limpe e efetue a manutenção da pinça para garantir que a pastilha encaixa livremente na pinça durante a instalação.

Incorporação de partículas metálicas

pads-metal-pick-up
  • Aspeto. Resíduos metálicos (ou metal impregnado) na superfície de fricção.
  • Qual a causa? Durante a travagem normal ocorre a ruptura de pequenas partículas da superfície do disco. Estas são tipicamente queimadas pelo calor intenso transformando-se em poeiras. Em condições húmidas extremas, estas são extintas, arrefecidas rapidamente para material sólido, e aderem à superfície da pastilha de travão.
  • Qual o efeito? Isto não tem normalmente qualquer efeito prejudicial no desempenho da travagem, contudo, em casos extremos, pode causar danos no disco ou chiadeira no travão.
  • Qual a solução? Em casos extremos, substituta os discos e as pastilhas.
De volta a todos os sintomas