Skip Navigation

Select Language

Quão fácil é
trocar peças de ignição? 

O seu automóvel imobiliza-se ou está a tornar-se difícil fazê-lo arrancar de manhã? Poderá precisar de substituir uma ou mais peças de ignição. Dependendo da peça e do seu conhecimento e experiência, poderá haver reparações que pode fazer por si próprio, sem precisar de ir a uma oficina. Algumas substituições são fáceis, enquanto outras são complexas e será melhor deixá-las para um especialista. Vamos ver quais são as principais peças de ignição num automóvel e como pode substituí-las por si próprio:

Como substituir o interruptor de ignição? 

Quando dá à chave, o seu automóvel dá sinal? Se nada acontecer e o rádio se mantiver em silêncio, o interruptor de ignição poderá estar danificado. O interruptor de ignição é, obviamente, uma peça importante do seu automóvel, pois ativa o sistema de ignição e de arranque e transporta a corrente até ao rádio e à iluminação. Pode substituir o interruptor de ignição por si próprio, mas não uma tarefa fácil: terá de remover o volante e trabalhar muito perto do airbag - o que pode ser perigoso. Não hesite em consultar um mecânico profissional se não se sentir confiante. 

Como substituir bobinas de ignição?

Uma bobina de ignição é um componente importante do seu automóvel: transfere a energia da bateria para as velas de ignição – poderá haver uma bobina para cada vela de ignição ou uma bobina para duas velas de ignição. Se alguma das bobinas estiver danificada, o motor só funciona com alguns cilindros e perde potência. A luz de "manutenção do motor" poderá acender e o automóvel poderá imobilizar-se ou nem sequer arrancar. Pode substituir facilmente em casa uma bobina de ignição com defeito, mas lembre-se que está a lidar com alta tensão, portanto desligue a bateria antes de começar.  

Como trocar velas de ignição e cabos?

Irá encontrar as velas de ignição na cabeça de cada cilindro e estas produzem a faísca que aciona a combustão da mistura ar-combustível. Com o tempo, as velas de ignição desgastam-se (à medida que os elétrodos se vão queimando) e o resultado é falha da ignição, fraca aceleração e também a diminuição da economia do combustível. As velas de ignição de boa qualidade têm uma vida útil mais longa, pois os elétrodos demoram mais a queimar e produzem uma faísca melhor.

Não é muito difícil trocar as velas de ignição, mas irá precisar, pelo menos, de uma hora e das ferramentas adequadas – tal como uma chave dinamométrica, chave de roquete, ponta para vela de ignição e calibrador de folgas.

Siga o nosso guia de instalação para trocar uma vela de ignição 

Como substituir velas de incandescência?

Ao contrário dos automóveis a gasolina, os automóveis a gasóleo não possuem velas de ignição ou um sistema de ignição. Em motores a gasóleo, a pressão é usada para aumentar a temperatura até que o combustível entre em autocombustão. Com tempo frio, isto pode ser problemático e, assim, as velas de incandescência são utilizadas para aquecer o ar nos cilindros. Se fizer o automóvel arrancar sem pré-incandescência, poderá funcionar mal e revelar-se extramente poluidor. Por isso, se o motor emitir uma quantidade anormal de fumo, é melhor verificar as velas de incandescência. Trocar velas de incandescência é um trabalho que pode fazer por si próprio, mas certifique-se de que tem as velas adequadas para o seu automóvel e uma chave dinamométrica à mão. As velas de incandescência de boa qualidade serão mais fiáveis, duradouras e ecológicas.

Siga o nosso guia de instalação para trocar uma vela de incandescência

 

Se se sentir inspirado e quiser atirar-se ao trabalho e trocar as peças de ignição:

Veja os guias passo a passo da equipa da Champion


 

Os conteúdos deste artigo destinam-se apenas a propósitos informativos e de entretenimento e não devem ser utilizados como uma alternativa à obtenção de aconselhamento profissional por um técnico ou mecânico certificado. Encorajamos a consulta de um mecânico ou técnico certificado caso tenha perguntas ou dúvidas específicas relativamente a qualquer um dos tópicos aqui abrangidos. Em nenhuma circunstância seremos responsáveis por qualquer perda ou dano resultantes da sua confiança em quaisquer conteúdos.

Trocar uma vela de ignição num motor moderno requer ferramentas e competências específicas. O nosso mecânico especialista da Champion, John, mostra-lhe como, num Toyota AURIS TOURING SPORTS break 27R-FXE a gasolina de 2013. 


Dica do especialista: o nosso mecânico da Champion, John, mostra-lhe como trocar uma vela de incandescência, com demonstração num Opel Zafira B 1.9 CDTI Z19 DTL a gasóleo de 2005.